sexta-feira, 18 de maio de 2012

Trabalho social no esporte jordanense é alternativa para desenvolver a categoria na cidade

Com poucos recursos e estrutura para seus atletas, a Secretaria de Esporte de Campos do Jordão procura trabalhar o lado social do esporte com os jordanenses.

Não é segredo para ninguém que a cidade de Campos do Jordão, possui poucos recursos e estrutura para seus atletas praticarem esporte. Hoje, todas as atividades esportivas que o município dispõe, são apenas treinamentos simples de futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, atletismo, judô e jiu-jitsu. Apesar disso, são treinamentos com professores técnicos para cada área. “Hoje em dia nós não temos só professores de Educação física trabalhando aqui, são professores de Educação física técnicos na área. Um exemplo é o professor João Guedes, que é o professor de Educação física há anos, mas a área dele é o basquete, então ele só se preocupa com o basquete”, explica Junior, assessor da Secretaria de Esporte.
Além dos treinamentos a secretaria de Esporte busca colocar os atletas para disputas de competições, dentro e fora do município, como as Intermunicipais e torneios realizados no Ginásio Esportivo da Cidade. Atualmente os jovens atletas, estão disputando o torneio “Jogos da Juventude”, uma competição pré-regional, que engloba as modalidades de vôlei, basquete, futebol de campo e futsal. Entretanto as oportunidades de disputa de competições são para poucos. “São algumas as competições que nós temos chances de disputar. A maioria são competições no ginásio esportivo e não tem vaga nos campeonatos, para todos que treinam.”, avalia Caio da Silva, jovem atleta da Cidade.
Diante desse cenário o esporte em Campos do Jordão encontra-se em precariedade, o município não possui nenhum clube e atleta disputando competições de alto nível no País. Comparando a cidade com outras da região, como Pindamonhangaba e São José dos Campos, que tem clubes e atletas na elite do esporte nacional, é clara a discrepância de estrutura e desenvolvimento entre elas. Perguntado a Junior por que Campos do Jordão não progride nos esportes, ele revela a dificuldade financeira do Município. “Não tem como comparar (Campos do Jordão com São José e Pinda)! Se pegarmos o orçamento da cidade de Pinda, são R$ 10 milhões para a secretaria de esporte. O nosso orçamento para essa pasta é de R$ 700 mil. Então não tem como comparar o desenvolvimento”, disse o assessor da Secretaria de Esporte, Junior.
A realidade do esporte do município no cenário regional e nacional não deve se alterar nos próximos anos. O principal objetivo da Secretaria de Esporte é voltado ao lado social e não visa o profissional. “O trabalho da secretaria é principalmente para tirar a juventude do mau caminho”, revela Junior. Entretanto um pequeno esforço para tornar jovens jordanenses profissionais, é realizado. Junior diz que quando há peneiras em grandes clubes da Capital Paulista e região, os atletas são levados para os testes. “A gente tem levado atletas, principalmente do futebol, para fazer testes em clubes profissionais. É difícil, mas nós temos levado. Toda vez que abrem testes, a gente leva”, lembra.
O investimento em esporte na Suíça Brasileira é pouco. Voltado para o lado social, Campos do Jordão hoje, não oferece estrutura para os esportistas se tornarem profissionais. Dentro desse contexto, o nome da cidade permanece na lanterna da tabela esportiva do Brasil.

2 comentários:

Obrigado por comentar!